CYBERPIT SOLUÇÕES, LDA.

Soluções para toda vida

Blog

Moringa Oleifera - A Arvore Milagrosa

Posted by Cyberpit Soluções on July 3, 2015 at 9:25 AM

                Tel.: (+244) 938 878 425 / 996 128 877

                 Email: geral@cyberpits.com

                 Web: www.cyberpits.com

.

.

Moringa Oleífera – “A Árvore Milagrosa”

.

Moringa, uma planta com imensos benefícios

Se ainda não ouviu falar da moringa, vai, neste artigo, ficar a conhecer uma planta com bastantes benefícios para a saúde e o bem-estar do corpo. O objectivo deste artigo é de sensibilizar a humanidade para o consumo da Moringa, combatendo assim a malnutrição no mundo e promovendo uma melhoria da qualidade de vida do ser humano.

.

.

.

Moringa (Moringa oleífera) é uma planta de origem tropical ainda pouco conhecida na Europa, embora o seu uso como suplemento dietético comece pouco a pouco a estender-se. Um número cada vez maior de estudos científicos associam a ingestão de moringa em pó com inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria da pressão arterial, da glicose, a redução do colesterol, entre os outros.

.

A árvore da Moringa Oleífera atinge uma altura de 7-12 metros, é originária das zonas próximo do Himalaia (Índia e Paquistão), e muito popular em países tropicais e subtropicais da África, Ásia (Filipinas, Camboja), América do Sul e Central e no Havaí, onde também é cultivada. A planta é utilizada na antiga medicina hindu, a Ayurveda, há séculos, e lhe atribuem a capacidade de prevenir cerca de 300 doenças.

.

 Resumo

A moringa é considerada um dos vegetais mais ricos em nutrientes encontrados na natureza, muitos países utilizam suas folhas para combater a desnutrição. Foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das plantas mais úteis para a humanidade. Todas as partes da planta possuem uma utilidade, como: alimento, purificação de água, extração de óleo, artesanato e fins medicinais (desnutrição, diabetes, asma, colesterol alto, entre outros).

.

Nomes

Nome: Acácia-branca, árvore-dos-milagres, moringa, muringueiro.

Nome binomial: Moringa oleifera

Nome inglês: Ben tree, Behn tree, Behen tree, Benzolive tree (USA), Drumstick, Drumstick tree, Horseradish tree, West Indian ben.

Nome francês: Ben ailé, Ben ailée, Ben oléifère, Moringa ailée, Pois quénique

Nome alemão: Behenbaum, Behennussbaum, Meerrettichbaum, Pferderettichbaum.

Nome italiano: Been, Bemen

Nome espanhol: Árbol del ben, Arbol do los aspáragos, Arbol de las perlas, Arbol do los aspáragos, Babano del arbo, Ben, Jacinto, Jasmin francés, Jazmin francés , Maranga, Maranga calalu , Marango.

.

Família

Moringaceae

.

Componentes

Betacaroteno (mais que a cenoura), vitamina C (mais que a laranja), vitamina B, vitamina E, proteína (contém todos os 9 aminoácidos essenciais), cálcio (mais que o leite), ferro (mais que o espinafre), potássio (tanto quanto a banana), glucosinolatos, flavonoides, saponinas, taninos, terpenos, alcaloides, glicosídeos cardiotônicos.

.

A isoquercetina, astragalina e o ácido clorogênico são componentes da planta que podem ser utilizados em sua identificação.

.

Partes utilizadas

Em relação ao uso medicinal da moringa, as partes mais utilizadas são as folhas, casca e sementes. Mas existem relatos na medicina tradicional do uso de todas as partes da planta, como: raiz, caule, vagem imatura e flores.

.

Efeitos

Antioxidante, broncodilatador, espasmolítico, anti-inflamatório, anti-microbiano, antifúngico, depressor do sistema nervoso central, anticonvulsivante, antidiabético.

.

Indicações

- desnutrição e doenças associadas

- doenças crônicas relacionadas ao HIV (medida complementar)

- asma (medida preventiva e complementar)

- recuperação do fígado (medicina popular)

- câncer de pâncreas (medida preventiva e complementar)

- diabètes (medida complementar e preventiva)

- arteriosclerose, doença arterial coronariana, colesterol alto (medida complementar)

- febre tifoide (medida complementar e preventiva)

- hemorroidas (medida complementar e preventiva)

- hipertensão arterial (medida complementar e preventiva)

- fibromiosite ou doença dos músculos (medida complementar e preventiva)

- depressão (medida complementar e preventiva)

- miomas e tumores (medida complementar e preventiva)

- impotência sexual (medida complementar e preventiva)

- problemas de visão (medida complementar e preventiva)

- dor de estômago (medida complementar e preventiva) 

- inflamações no corpo (medida complementar e preventiva)

- edemas (medida complementar e preventiva)

- obesidade (medida complementar e preventiva)

- colesterol elevado (medida complementar e preventiva)

- recuperar ou fortalecer o sistema imunológico (medida complementar e preventiva)

.

Resultados positivos ocorreram no tratamento de prostatite, câncer da próstata, reumatismo, tumores, lúpus eritematoso, artrites e outras doenças autoimunes, hipertensão arterial, hepatite, mobilidade gastrintestinal, vírus Epstein-Barr, epilepsia, fadiga crônica, males causados pelo tratamento de câncer, tratamento pré-natal, de glaucoma, de má nutrição de adultos e crianças, de redução da obesidade, cura de irritação gastrointestinal, de dermatoses, de bronquites e de inflamações de mucosas em lactentes. As raízes são laxativas. A planta produz efeito renovador das células epiteliais, dos órgãos sexuais e do cérebro.

Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, ant-imicrobiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

.

Leia mais informações sobre estudos científicos do uso medicinal da moringa em publicações e pesquisas na internet.

.

Efeitos secundários

Segundo nossas fontes, não existem registros de efeitos secundários com a utilização da Moringa.

.

Um estudo de toxicidade realizado pela Universidade de Ibadan, Nigéria, publicado no “Journal of complementary & integrative medicine” em maio de 2013, concluiu que o uso medicinal e nutricional da moringa é seguro.

.

Contra-indicação

Nenhuma conhecida.

.

Interação

Nenhuma conhecida.

.

Preparações

- infusão (chá  ) das folhas de moringa

- infusão da casca de moringa

- infusão das flores de moringa

- decocção da casca de moringa

- folhas, flores, raiz e vagens imaturas (comestíveis)

- semente triturada (tratamento de água e topicamente)

- óleo

.

Moringa – um potencial suplemento dietético

A árvore de Moringa vem sendo usada ao longo dos tempos como uma planta medicinal. Sendo por isso conhecida como árvore milagrosa. Todas as partes da planta são aproveitadas: folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens. Todas contêm propriedades medicinais.

.

Benefícios nutricionais da Moringa Oleífera

As folhas são extremamente ricas em proteínas, em vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo, ferro. A Moringa Oleífera contém os 9 aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo humano. Para se ter uma ideia melhor, comparando as suas propriedades nutritivas com as de outros alimentos:

• A mesma quantidade de proteínas que o ovo e o dobro que o leite

• 4 vezes mais cálcio que o leite,

• 3 vezes mais potássio que a banana,

• 4 vezes mais vitamina A que as cenouras,

• 7 vezes mais vitamina C que a laranja.

.

As folhas em pó possuem um alto teor de vitaminas, minerais e proteínas. Uma só colher de chá contém todas as vitaminas e minerais necessários por dia, assim como uma grande parte das proteínas, do ferro e do cálcio necessário diariamente. No Senegal, as folhas de moringa secas têm sido utilizadas com grande sucesso para combater a malnutrição das crianças e dos bebês. Acrescenta-se uma colher de chá de pó ao seu mingau ou cereais três vezes por dia. Elas, rapidamente, ficam saudáveis mais uma vez e começam a engordar. O pó também melhora as úlceras, os problemas de olhos e de pele.

.

Para as famílias saudáveis, recomenda-se acrescentarem-se duas colheres de chá do pó aos ensopados e molhos todos os dias, um pouco antes de servi-los. Isto ajuda a manter a saúde das pessoas e proporciona às crianças e aos idosos uma boa quantidade de vitaminas e minerais.


Cuidado para não usar mais do que as quantidades recomendadas. As folhas da moringa contêm pequenas quantidades de ácido oxálico, o qual, se ingerido em excesso, pode causar problemas.


Propriedades medicinais da Moringa oleífera

Os benefícios desta árvore vão muito mais além do seu mero uso como alimento, como mais a frente veremos. Apresenta também uma grande quantidade de propriedades curativas:

• Baixa os níveis de glicose

• Reduz o colesterol

• Reduz a pressão arterial elevada

• Melhora as articulações devido ao seu efeito anti-inflamatório

• Combate a asma

• Combate a anemia pelo seu alto teor em ferro

• Fortalece o sistema imunológico, o que faz aumentar as defesas naturais do corpo

• Fortalece os músculos e ossos

• Melhora certas funções mentais, como memória e capacidade de aprendizagem

• Estimula o crescimento do cabelo

• Protege o fígado e os rins

• Proporciona energia

• Embeleza e regenera a pele

.

Em África, com milhões de pessoas com o vírus HIV e AIDS, tem sido uma arma no combate aos efeitos debilitadores dessa doença, por ser rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, assim como é poderosa arma contra a desnutrição crônica em muitas regiões desse continente.

.

Resultados positivos ocorreram no tratamento de prostatite, câncer da próstata, reumatismo, tumores, lupus eritematoso, artrites e outras doenças auto-imunes, hipertensão arterial, hepatite, mobilidade gastrintestinal, vírus Epstein-Barr, epilepsia, fadiga crônica, males causados pelo tratamento de câncer, tratamento pré-natal, de glaucoma, de malnutrição de adultos e crianças, de redução da obesidade, cura de irritação gastro-intestinal, de dermatoses, de bronquites e de inflamações de mucosas em lactentes. As raízes são laxativas. A planta produz efeito renovador das células epiteliais, dos órgãos sexuais e do cérebro (Moringa: chá natural promete melhorar a vida sexual dos casais).

.

Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

..

Existem centenas de sites divulgando esta planta e seus produtos em todo o mundo. Existem institutos de pesquisas pesquisando esta planta e divulgando os resultados. Basta citar na pesquisa “Moringa Oleífera”, que milhares de resultados aparecerão, em muitas línguas. Em nosso site www.cyberpits.com, em CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES, existe uma lista de sites que poderão ser visitados, com uma gama enorme de informações sobre a planta.

.

Como consumir a moringa?

Todas as partes da planta são comestíveis: as vagens verdes, as folhas, as flores, as sementes (pretas, arredondadas) e as raízes são muito nutritivas e podem ser utilizadas para o consumo devido ao seu elevado teor de proteínas, vitaminas e minerais. Nos países de origem a Moringa Oleífera é consumida como uma verdura qualquer. Além das suas propriedades benéficas, tem também um sabor agradável.

.

Para preparar o chá (infusão) de folhas de moringa basta adicionar o pó de moringa a água quente (100ºC). Não ferver a moringa, adicione o pó de moringa em uma panela (ou outro recipiente) com água previamente fervida (1 colher de chá/1 xícara de chá) e deixe repousar por 3 a 5 minutos. O chá de moringa (líquido) possui menos nutrientes do que ingerindo o pó de moringa misturado na comida ou bebidas; por isso é aconselhável agitar o fundo e ingerir.

.

Existem inúmeras maneiras de incorporar o rico pó de folhas de moringa na dieta. O pó de folhas de moringa pode ser usado como chá, adicionado a bebidas, misturado na comida ou tomado em cápsulas. O pó de folhas de moringa pode ser usado na preparação dos alimentos ou em saladas.

.

Todas as partes da planta

As diversas partes da planta podem ser consumidas: as folhas verdes podem ser usadas em saladas ou cozidas de várias maneiras para preparar sopas, têm um sabor levemente picante, entre o agrião e o rabanete. As vagens verdes são consumidas cozidas e tem um sabor muito parecido ao feijão-verde; as vagens são cozidas em água com um pouco de sal, e depois de abertas retira-se as sementes e come-se, o sabor é parecido ao grão-de-bico, podendo também ser consumidas torradas; as raízes têm a forma de uma cenoura pequena e o sabor é picante; as flores também são comestíveis e utilizadas em saladas.

.

Das sementes é obtido um tipo de óleo de muito boa qualidade, que não se torna rançoso, ao contrário dos outros, e é rico em ómega 6, 3 e 9, como o azeite. Este óleo é muito apreciado pela indústria cosmética que o incorpora em muitos produtos de beleza. A partir das folhas secas é obtido um pó que pode ser usado diariamente na cozinha quando adicionado a pães, bolos, purés… para obter um maior valor nutricional. O pó de Moringa também é muito útil no cuidado dos animais de estimação ou para as pessoas que sofrem de deficiências vitamínicas e minerais.

.

A raiz e a casca da Moringa concentram muito mais nutrientes do que em outras partes da planta. Os nativos usam-na como um medicamento para prolemas do coração e circulação. No Senegal e na Índia, as raízes são trituradas e misturadas com sal. A papa resultante é utilizada para o tratamento do reumatismo e dor nas articulações devido ao efeito anti-inflamatório. Além de ser um bom tónico para os nervos, as raízes e a casca estimulam o apetite e digestão. O sumo obtido das raízes pode ser útil para a dor de garganta.

.

No mercado, existem cápsulas que contêm o pó das folhas, o extrato, que é feito a partir da casca e raízes e mel feito da flores e pó.

.

Um pouco de história

Os antigos escritores sânscritos reconheciam-na como uma planta medicinal. Antigos escritos hindus que datam do ano 150 AC, fazem referências à planta Moringa e seus usos. Os primeiros romanos, gregos e egípcios apreciavam a Moringa pelas suas propriedades terapêuticas e também usavam-na para proteger a pele, fazer perfume e para purificar a água para beber. A própria Bíblia, no livro do Êxodo 15:22-27 faz uma referência a esta planta como purificadora da água do Mar Vermelho.

.

Quer seja como alimento ou remédio caseiro a Moringa vem sendo utilizada há milhares de anos de geração em geração. A Moringa é certamente uma das mais recentes descobertas da ciência moderna.


ADVERTÊNCIA: O conteúdo desta página não pretende substituir prescrição (receita) médica, muito menos os conselhos do seu médico. Sempre consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento, suplemento ou erva, pois seu médico deve ser o único a aprovar o que quer que seja que você poderá vir a tomar.

..

.

Última revisão: 30-09-16

Categories: Moringa Oleifera - Arvore Milagrosa, Artigos

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

9 Comments

Reply Cyberpit Soluções
9:37 AM on October 16, 2017 
Querida Inácia,
Agradecemos o seu comentário. De facto, os resultados obtidos pelos nossos consumidores são simplesmente incríveis; é pena que nem todos têm a possibilidade de postar os seus testemunhos aqui no nosso site, mas os testemunhos que temos recebido verbalmente são espetaculares. Continue motivada e vá em frente. Estabeleça uma meta e podes crer que conseguirás atingi-la, pois esse pó realmente está a operar milagres...

Cyberpit Soluções, Lda.
Reply Cyberpit Soluções
9:19 AM on October 16, 2017 
Cara Nurieth Meredit,
Muito obrigado pelo seu comentário. Realmente a hipertensão arterial seria um problema a menos no mundo, se as pessoas entendessem ou se ao menos tivessem um conhecimento mínimo de quão bem a moringa faz no combate a essa doença. A Cyberpit Soluções agradece a confiança.Obrigado.

Cyberpit Soluções, Lda.
Reply Inácia
9:09 AM on October 16, 2017 
Eu vido em Luanda. Estou usando a moringa em pó e já sinto os benefícios, sobretudo na gordurinha acumulada no abdómen! É incrível! Estou muito motivada pelos resultados rápidos. Muito obrigado pelo pó.

Inácia
Reply Nurieth Meredit
8:56 AM on October 16, 2017 
Sou Nunieth e vivo em Luanda. O meu esposo sofre de hipertensão arterial e está a tomar o chá de moringa da Cyberpit Soluções que adquirimos cá em Luanda, e até ao momento esta a lhe fazer muito bem, suspendeu todos os comprimidos graças a Deus. Muito obrigado mesmo pelo Pó.
Reply Manuela da Silva
7:27 AM on August 3, 2017 
Eu já tomei como antialérgico e realmente funcionou de imediato eu nem acreditei de inicio mas por insistência de minha irmã eu tomei o chá que fez o efeito de imediato.
Reply Manuel Kutonda
2:30 PM on July 11, 2017 
Meu nome é Manuel Kutonda. Sou natural de Luanda e vivo em Luanda. Tenho 3 filhos que sofrem da doença dos músculos (fibrosite ou fibromiosite). E a moringa em pó lhes faz muito bem. Graças a Deus, desde que descobri essa moringa que vem de Cabinda, já pronta a usar, os nossos. problemas acabaram. Eu tenho árvores de moringa no meu quintal e antigamente era uma luta e mesmo assim era quase impossível prepará-la nos padrões certos. Mas essa empresa "Cyberpit Soluções" veio nos facilitar a vida. Ela já nos apresenta o produto no ponto certo para o consumo e a qualidade é excelente. Eu próprio também tenho estado a consumir a moringa em pó devido ao problema do peso e colesterol alto. Sempre que posso, compro uns 4 a 6 frascos para garantir que nunca falta. Muito obrigado Cyberpit Soluções, que Deus vos abençoa.

Manuel Kutonda
Reply Jeremias
9:16 AM on July 3, 2017 
Eu sou Jeremias e vivo em Cabinda.
Este pó é uma maravilha! Eu sou testemunha viva! Tinha problemas graves de gordura, excesso de peso, colesterol alto, tensão arterial alta e diabete; os médicos já não sabiam o que fazer com o meu caso, porque eu só vivia de medicamentos, mas mesmo assim nada parecia resolver o meu problema. Um dia alguém me falou do pó de moringa dessa empresa (Cyberpit Soluções) e decidi experimentar.
Mudou completamente a minha vida: em menos de 3 meses todos os meus problemas desapareceram e os meus médicos até agora continuam a questionar quê milagre é que eu fiz, porque eles não conseguem entender o que aconteceu comigo. Eu posso afirmar de boca cheia que de facto a moringa é uma planta milagrosa, pois fez na minha vida o milagre que a Medicina não conseguiu durante anos. Continuo a tomar moringa regularmente e minha saúde está estável há 3 anos. O meu muito obrigado por este milagre na minha vida.

Jeremias
Reply Maria do Céu
9:53 AM on June 30, 2017 
Eu não conseguia conceber. Muitos anos passei com o meu marido a tentar engaravidar, mas sem sucesso. Decidi começar a consumir o pó de moringa da Cyberpit Soluções e logo na primeira tentativa engravidei. Eu tenho provas que foi obra da moringa.
Continuo a tomar moringa, mesmo depois do parto e tudo vai bem. Meu bebé é muito saudável e eu também sinto-me muito bem. Tenho que afirmar que a minha vida com moringa é muito melhor do que antes. Continuo a tomar moringa, mesmo depois do parto e tudo vai bem. Meu bebé é muito saudável e eu também sinto-me muito bem. Tenho que afirmar que a minha vida com moringa é muito melhor do que antes.
Reply A. Ivo
8:51 PM on November 19, 2016 
Minha esposa usou a moringa em po como tratamento pre-natal e os resultados foram espantosos. Dliminou todas as complicacoes da gravidez, incluindo edemas (pernas e pes inchados), ate ao fim da gestacao e continua a tomar a moringa (mae e bebe); o desenvolvimento do meu bebe e incrivel!...